Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Senado aprova proventos integrais a servidores públicos aposentados por invalidez

Por unanimidade, o plenário aprovou, nesta terça-feira (20), em sessão extraordinária, a Proposta de Emenda à Constituição 5/2012, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que garante proventos integrais a servidores públicos aposentados por invalidez.

A proposta vai ser promulgada em sessão solene do Congresso Nacional, a ser agendada para os próximos dias, explicou a senadora Marta Suplicy (PT-SP), que presidiu os trabalhos.


Os 61 senadores que registraram presença votaram a favor da proposta. Os dois turnos de discussão e votação, exigidos pela Constituição, foram realizados em sessões extraordinárias abertas em sequência, graças a acordo de líderes.

Relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que a aprovação da proposta corrige um erro histórico que prejudicava servidores públicos aposentados por invalidez desde a promulgação da Emenda Constitucional 41/2003.

A PEC 5/2012 assegura ao servidor público que tenham ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003 o direito de se aposentar por invalidez com proventos integrais e garantia de paridade.

Prazo para correções
A PEC determina que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, com suas respectivas autarquias e fundações, procedam, no prazo de 180 dias da entrada em vigor da emenda, a revisão das aposentadorias e pensões delas decorrentes, concedidas a partir de 1º de janeiro de 2004.

As emendas de redação apresentadas pelo relator apenas transferem a matéria das disposições transitórias para os dispositivos permanentes da Constituição.

A apresentação de emendas de mérito obrigaria o retorno da proposta à Câmara, o que retardaria a tramitação da proposição, de autoria da deputada Andréia Zito, que acompanhou a votação do plenário.

Em sua manifestação, Cícero Lucena defendeu a garantia de um benefício similar aos trabalhadores da iniciativa privada, adiantando que fará a apresentação de outra PEC com esse teor. (Fonte: Agência Senado )


  • Publicações374
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7049
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-aprova-proventos-integrais-a-servidores-publicos-aposentados-por-invalidez/3069253

Informações relacionadas

Senado
Notíciashá 8 anos

Aprovada pela CCJ, isonomia na aposentadoria por invalidez vai ao Plenário

Nova lei: Aposentadoria integral por invalidez

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 10 anos

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE XXXXX MT

Petição Inicial - TJRJ - Ação de Reajuste do Piso Salárial de Professor com Pedido de Tutela Provisória de Evidência - Procedimento Comum Cível - contra Estado do Rio de Janeiro

Bruno Ribeiro Silva de Oliveira, Advogado
Artigosmês passado

Aposentadoria do Servidor Público Federal em 2024

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como fica a pec56/56 com a nova reforma a previdênia continuar lendo

Em cada artigo que leio sobre a antiga pec 170/2012, hoje 56/2014, existem informações diferentes; quando fui aposentada por laudo médico pela Prefeitura de BH MG, não consideraram lesão e cirurgia do braço esquerdo, doença claramente consequente do excesso de trabalho em equipamentos antigos, sem segurança, que, além da cirurgia do braço e mão (sou canhota) que não curou totalmente o problema, tive dois acidentes com mesa de computador que desabou sobre meu pé, e outra, montando uma estante (não seria serviço meu) quase perdi um dedo, sinceramente, sendo eu paramédica, psicóloga, antes de me tornar servidora pública, considero grave qualquer doença que se cronifica e piora com a idade, doença proporcional?! não existe isso! Não entendi ainda quando e como e se será adotada mesmo pelos Estados e Municípios a integralidede dos proventos ao servidor público.O gasto com medicamentos, plano de saúde já me colocou em situação de endividamento á pr´pria PBH, espero, sendo neta, filha, irmã de advogados e auditores honestos que a justiça atual seja firme neste caso. continuar lendo

Até que enfim!
Achei que faleceria antes de promulgarem a proposta.
Estava em um excelente momento da carreira de alfabetizadora quando adoeci. Fui aposentada em 2005 porque apresentava sintomas múltiplos e, pouco tempo depois, vários/as médicos/as diagnosticaram: "Doença de Parkinson". A perita havia dito que, se houvesse qualquer alteração no diagnóstico, era para eu retornar e a PBH efetuaria a revisão. Retornei em 2009 e, mesmo com o novo laudo, os advogados disseram que não havia como proceder a revisão. Decidiram retirar do Estatuto do Servidor os dois artigos que me dariam o direito, no mesmo ano. De lá para ca venho travando grande batalha para que, pelo menos, haja reajuste, assegurado na Constituição. Agora, em 2015, não houve reajuste nos proventos. Professores/as aposentados/as não têm vale-alimentação, vale-cultura, enfim... nada! Espero que hajam de forma consciente e nos paguem assim que promulgarem a PEC.
Agradeço a todos/as senadores/as e deputados/as pela justiça ora feita, principalmente à autora do Projeto.
Que promulguem antes do Natal, que possamos viver dias menos trêmulos. continuar lendo

Pec 56/14 Não deu em nada, continuamos recebendo proporcionalmente, aposentado em 99 por invalidez, cansei, não existe luz para deficientes recebendo 50% do salário, resta o descaminho........ continuar lendo